A potência dos portos capixabas

Existem mais de 2.000 portos no mundo inteiro, dos mais diversos tamanhos e especialidades. No Brasil, temos mais de 200 instalações, públicas e privadas. O Espírito Santo sedia o maior complexo portuário da América Latina e é apontado como um dos mais eficientes do país.

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Seu histórico se iniciou com o desenvolvimento da atividade cafeeira, por volta de 1870 e teve desenvolvimento a partir da expansão da atividade agrícola e industrial por aqui. Hoje, temos um conjunto de terminais por onde circulam, aproximadamente, 25% das mercadorias que entram e saem do Brasil – sendo 95% de uso privativo de grandes empresas.

Quarto estado brasileiro com maior movimentação portuária, o Espírito Santo depende diretamente da atividade para o desenvolvimento da economia, uma vez que ela representa cerca de 45% do nosso PIB. Do ponto de vista geográfico, o complexo tem localização estratégica por ser próximo dos principais centros consumidores e produtores, tanto da região Sudeste, quanto da região Centro-Oeste. Segundo especialistas, se tivéssemos mais condições de logística e estrutura, os nossos portos seriam imbatíveis.

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Os portos capixabas são especializados em carga e descarga de ferro e aço, minério de ferro, petróleo e derivados e celulose. Em sua maioria, são altamente especializados e concentrados em poucos produtos. O mais diversificado é o de Vitória, que movimenta mais de 100 tipos diferentes de mercadorias – sendo ferro e aço a categoria principal.

Formado por três terminais principais – Cais Comercial, Cais de Capuaba e Cais Paul – o Porto de Vitória está localizado em um litoral privilegiado, com águas tranquilas e profundas, e tem importância vital para o desenvolvimento do Espírito Santo e do Brasil. Hoje, ele se consagra como um dos dez maiores portos públicos do Brasil.

O Porto de Tubarão é um porto privado pertencente à Companhia Vale do Rio Doce e por ela operado. Localizado em Vitória, representa 13% do PIB estadual e é o segundo maior terminal privado, em termos de movimentação de cargas, do Brasil. Apesar de movimentar também combustível e grãos, sua especialidade é em exportação de minério e pelotas – sendo considerado o maior do mundo na categoria.

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O conjunto completo é formado pelos portos, além dos citados, Norte Capixaba, Barra do Riacho, Portocel, Estaleiro Jurong, Barcaças Oceânicas, Terminal de Uso Misto de Praia Mole, Praia Mole CVRD, Cia Portuária de Vila Velha, Terminal Portuário da Glória e Ponta de Ubu. Além destes, está prevista a inauguração de mais três para suprir as deficiências dos demais: o CPSM – PetroCity, o Porto da Imetame e o Porto Central.

Que a atividade portuária capixaba se desenvolva cada vez mais!

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