Como construir uma marca e se reinventar

Como construir uma marca e se reinventar: Origens 10 anos.

A Origens completou seus primeiros 10 anos de vida em março de 2020. Nesse meio tempo muitas pessoas nos perguntaram como conseguimos sobreviver e mais do que isso, como sair fortalecido de crises de mercado, crises de segurança, essa gangorra de emoções que só quem empreende entende o quão difícil é passar por essas oscilações principalmente no início do negócio.

Ouvi dizer muitas vezes desde a época de faculdade que você não deve misturar paixão e se envolver demais no negócio pois pode tomar decisões passionais, daí seu projeto acaba se tornando um filho, o qual você faria qualquer coisa a ponto de cometer loucuras para que ele se mantenha vivo e continue crescendo. Pois bem, adoro essa analogia, então se você ler a história dos maiores casos de sucesso de empresas e seus empreendedores, você verá um ponto de interseção entre eles, que é exatamente o amor e o zelo delas pelos seus negócios, e claro, somado a isso, uma dose substancial de resiliência, aprendizados, estudos e coragem. Longe de mim querer romantizar a difícil e árdua jornada do empreendedor, mas certamente o que constrói uma marca forte é a sinceridade, a transparência e o veracidade por trás de quem ama o que faz.

Já dizia o amigo Rodrigo Miranda, Ceo da Zaitt e Shipp, duas startups que nasceram com ninguém nada menos que Ifood, Rappi e Amazon como concorrentes. Ele sempre falou que “nada resiste ao trabalho” e eu gostaria de pedir licença para somar a isso, duas coisas: o envolvimento com o projeto, que cria esse valor sentimental, e o poder do “acreditar” que só tem quem se submete a um processo de auto convencimento do seu próprio projeto. Esse último ponto cabe uma explicação: O “acreditar” só vem após você se submeter a um questionamento de todas as possíveis falhas, todas as análises de cenário de mercado, se realmente existe demanda, se realmente você entregará ao seu público alguma dor de mercado não atendida, tudo aquilo que o manual pede para um bom BP (Business Plan ou o famoso Plano de negócios). Por isso fica a dica: foque nesse processo, antes de abrir seu projeto para outras pessoas. Além disso, saiba escolher as pessoas certas para embarcar nessa jornada com você: Pessoas boas, atrai pessoas boas.

Então te digo sem a menor cerimônia que com esses três pilares unidos: o Amor, o Poder do Acreditar e o Trabalho… nada o abalará! A cada pancada, voltará mais forte ainda, pois a jornada oscila, você pode e deve se reinventar nesse processo, mas é exatamente essa oscilação que produzirá um grande enredo para você construir uma grande marca. E quero deixar bem claro, não estou afirmando que consegui fazer isso, mas junto com meu sócio e fiel escudeiro Igor e todos os nossos colaboradores e parceiros os quais chamamos carinhosamente de família Origens, estamos no caminho para isso.
Portanto, apresento para quem ainda não teve oportunidade de assistir, nossa websérie ALMA, que conta os 10 anos da nossa querida Origens – Roupas com Alma. Nessa websérie contamos os detalhes, os momentos difíceis e alegres, os quais fizeram parte dessa construção de marca.

Esse é o primeiro dos 10 capítulos da websérie que conta todos os bastidores dessa história que você pode conferir em nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/user/OrigensTV/videos

Essa websérie virou nossa nova coleção com o mesmo nome: Alma. E nela traduzimos tudo aquilo que marcou nesses 10 anos de construção de marca. Você pode encontrar essas e outras peças em: https://www.sejaorigens.com.br/

 

Matéria escrita por: Rafael Miranda – Sócio fundador da Origens.

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