Destino para quem gosta de onda…

Quem gosta de mar e é surfista no Espírito Santo já rodou de norte a sul atrás de boas ondas. A busca constante por praias belas e paradisíacas é incansável, mas existem as preferidas da galera e que estão no topo da lista. Vou falar aqui de cinco destinos mais procurados por surfistas e amantes de esportes aquáticos. Você, com certeza, vai se lembrar de algum momento em que esteve num destes lugares e vai reviver boas lembranças…

Setibão


Começando pelo lado sul do Estado temos a Praia de Setiba que é calma, quase sem ondas, e é um verdadeiro complexo ecológico, faz parte do Parque Estadual Paulo Cesar Vinhas, outro lugar que vale a visita. Você vai me perguntar sobre as ondas, né? É em Setibão que elas se concentram e tem épocas em que não é qualquer aventureiro que se lança ao mar, principalmente quando o vento está soprando sul.

Praia D’ulé


Depois, não na ordem de preferência, mas sim na ordem de localização, vem a Praia D’ulé que é a mais popular entre os surfistas capixabas e hoje em dia até conta com uma estrutura de pequenos bares e pontos de venda, tem muitas residências por perto, gente vendendo água de coco na praia, picolé, deixando mais seguro o local. Até uns 10 anos atrás, a praia ficava deserta e só haviam surfistas por lá. O acesso era muito ruim e para chegar até ali tinha que ter coragem… e muita disposição.

Barrão

Na Barra do Jucu, em Vila Velha, as ondas quebram muito rápido na maioria do tempo e acabam sendo mais indicadas para os praticantes de bodyboard. Vez ou outra tem uma ondinha mais interessante que atrai os surfistas de plantão. Tem que ficar de olho no vento.

Jacaraípe

 

E Jacaraípe? Jacaraípe conta com duas praias disputadas entre os amantes de ondas: Barrote e Solemar. Acontecem alguns Campeonatos de Surf e de SUP lá e acabam por trazer uma visibilidade enorme para a região. Para quem está aprendendo ou começando a praticar esportes aquáticos é um bom lugar!

Regência

Mais para cima temos a Praia de Regência, que fica no vilarejo de mesmo nome, em Linhares. Depois da tragédia do rompimento da barragem de Mariana/MG, em novembro de 2015, que deixou as águas barrentas, não só os peixes morreram, como os surfistas sumiram da região por muito tempo. Foi até manchete do Globo.com “Lama invade Praia de Regência e coloca em risco paraíso de surfe no ES” com diversos depoimentos de gente grande, surfistas profissionais, que tem aquele recanto como parte da sua casa. O vilarejo de Regência sempre viveu da pesca e do surf e ainda não se recuperou totalmente, pois a pesca ainda não foi liberada. Mas, vai sair dessa! É uma região muito linda, privilegiada pela natureza, com ondas apenas para os mais experientes. Vale muito a pena a visita e o descanso por lá.
Percorremos de Norte a Sul sem sentir…. No próximo post falaremos de um destino pouco visitado e pra lá de interessante. Bora passear com a gente? Fique ligado!

 

 

Michele Carasso

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta

blog origens Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *