ILHA DA TRINDADE – Biodiversidade Capixaba.

projeto
A Origens e a Associação Ambiental Voz da Natureza formam uma parceria com o intuito de divulgar a grande biodiversidade e beleza da vida marinha capixaba, além de levantar fundos para apoiar os projetos da OSCIP que objetivam a conservação dos recursos naturais e a descoberta da ainda desconhecida diversidade marinha capixaba, principalmente, dos ambientes recifais do Banco dos Abrolhos e da Cadeia Vitória – Ilha daTrindade, os ecossistemas de maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul situados no Espírito Santo. Esta parceria também objetiva o apoio de ações que priorizam o desenvolvimento sustentável através de uma interação mais harmônica entre a sociedade e o meio ambiente.

A-ILHA

Ilha da trindade ou Trindade e Martim Vaz é um arquipélago brasileiro no Oceano Atlântico, sendo um território pertencente ao município de Vitória (Espírito Santo), cuja sede fica localizada a cerca de 1.200 quilômetros a oeste do arquipélago. De todas as ilhas do arquipélago, apenas a Ilha da Trindade é habitada, sendo que a única localidade existente na ilha é o Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT), que é uma guarnição militar mantida pela Marinha do Brasil. Já as Ilhas Martim Vaz, são conhecidas por serem o ponto extremo leste de todo o território brasileiro, sendo juntamente com o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, um dos dois primeiros locais onde acontecem o nascer do sol e o pôr do sol no Brasil. O arquipélago é constituído por duas ilhas principais (Ilha da Trindade e Martim Vaz), separadas por 48 quilômetros, que somam uma área total de 10,4 km². As ilhas são consideradas, pelos navegadores, como um imenso paredão no meio do Atlântico. No reinado de D. Manuel I de Portugal, a ilha de Martim Vaz foi descoberta em 1501 pelo navegador galego João da Nova. No ano seguinte, o navegador português Estêvão da Gama visitou a ilha vizinha e chamou-a Ilha da Trindade.1 As ilhas permaneceram na posse de Portugal até a independência do Brasil, altura em que passaram a ser brasileiras. Em 1890, o Reino Unido ocupou Trindade, mas os ingleses abandonaram as ilhas em 1896, depois de um acordo entre os dois países, que contou com mediação portuguesa. Fonte: wikipedia.org

VN_logo

A Associação Ambiental Voz da Natureza é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) fundada em 2003 por estudantes motivados em sensibilizar a sociedade para a conservação dos ambientes naturais e uso sustentável de seus recursos. A instituição busca promover a conservação da diversidade biológica e sociocultural, contribuindo para uma interação harmônica entre a sociedade e o meio ambiente. Entre as atividades realizadas pela Voz da Natureza podemos destacar pesquisas científicas e diagnósticos ambientais voltados para a conservação e gestão dos recursos naturais. Outras atividades de destaque são: ações de educação ambiental que promovem a sensibilização e difusão do conhecimento, organizações de eventos na área ambiental e o envolvimento em políticas socioambientais por meio de conselhos, grupos de trabalho e fóruns de debate.

FOTOS



Origens cadastro roda-pé

E-mail*


Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta

blog origens Written by: