Mármore e granito: o nosso caminho das pedras

Você sabia que o Espírito Santo é referência mundial em mármore e granito e líder absoluto na produção nacional de rochas? Com início em 1930, a remoção do material começou a ser realizada de forma rústica utilizando enxadas e pás. Depois, o bloco era arrastado por carroças de burro até a estrada de ferro. Hoje, muita coisa mudou.

Nosso estado agora concentra mais de 90% dos investimentos do Parque Industrial Brasileiro do setor de rochas ornamentais. E todo esse investimento tem dado resultado. Atualmente, somos o segundo maior polo industrial do mundo no setor, com 50% da produção de todo o mercado nacional. Das 26 maiores empresas brasileiras do setor, 21 encontram-se no Espírito Santo. Tamo bem, né?

banner blog mármore e granito

Além de movimentar recursos significativos, a atividade contribui para a realização de parcerias e estimula pesquisas tecnológicas na área. Tudo isso atrai negócios positivos que repercutem nos mais diversos setores da nossa economia. Para ter noção, a exploração de rochas ornamentais é o terceiro maior gerador de receitas para o estado, respondendo por cerca de 7% do PIB capixaba e gerando cerca de 130 mil empregos diretos e indiretos.

Cachoeiro de Itapemirim, localizada no sul do estado, é conhecida como a capital brasileira do mármore. A rocha produzida por lá conquistou um grau de qualidade e beleza comparável às melhores pedras encontradas no mercado internacional. A cidade faz parte da Rota do Mármore e do Granito, caminho percorrido por compradores de pedras e profissionais do setor. Além de Cachoeiro, outros 20 municípios compõem o roteiro.

banner blog mármore e granito2
Vitória Stone Fair de 2018

E é claro que nossa Vitorinha também tem participação nisso tudo! Com seu complexo portuário, a capital consiste na principal via de exportação de blocos e chapas de pedras ornamentais do Brasil. A cidade sedia, ainda, uma das duas edições anuais da Feira Internacional do Mármore e Granito, a Vitória Stone Fair Brasil. Com diversos expositores nacionais e internacionais de países como EUA, China, Itália, Venezuela e Portugal, o evento exerce um papel fundamental para o desenvolvimento organizacional e tecnológico do segmento, uma vez que é nele que as empresas apresentam suas principais novidades. A outra edição é realizada na cidade de Cachoeiro – a Cachoeiro de Itapemirim Stone Fair.

Quer saber onde você pode apreciar a beleza dos nossos mármores e granitos? É possível que você já tinha estado em contato com alguns deles sem nem saber. Hoje eles embelezam luxuosas construções espalhadas Brasil e mundo afora, como a Praça dos Três Poderes, em Brasília – onde estão localizados o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal – e o metrô do Rio de Janeiro. Top, né?

banner blog mármore e granito3

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta

blog origens Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *