Pico da Bandeira: o Brasil nos seus pés!

Todo mundo que já ouviu falar no Pico da Bandeira sentiu a curiosidade de saber como é estar no ponto mais alto do nosso país. Ok, confessamos que teoricamente ele não é o mais alto. Os seus 2.891 metros de altitude só são superados por 100 metros pelo Pico da Neblina e o Pico 31 de março. Mas chegar até eles significa viajar até Manaus, depois mais 800 km até a aldeia ianomâmi de Maturacá, subir o rio Cauaburi até o Igarapé Tucani e, por fim, caminhar por mais 4 dias até o topo dos picos. Tenso, hein? E tudo isso por causa de 100 metros.

Vamos fechar então que o Pico da Bandeira é o ponto mais acessivelmente alto do país? Então fechou. Agora, você sabe por que o pico tem esse nome? É porque, por volta de 1859, o imperador Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira do império naquele que até então era tipo como o ponto mais alto e imponente do Brasil. E o nome pegou até hoje. 

banner blog pico da bandeira

Visitado por cerca de 60 mil visitantes por ano, o Pico da Bandeira está localizado na divisa entre o nosso estado do Espírito Santo e nossos vizinhos de Minas Gerais, no Parque Nacional do Caparaó. Para subi-lo, é possível escolher o caminho capixaba pelo município de Ibitirama ou o mineiro pelo de Alto Caparaó. Pelo capixaba, você vai andar menos por uma trilha mais complicada, porém mais bonita. Já do outro lado você anda um pouco mais, porém numa trilha mais tranquila. A escolha é sua!

Para ter o privilégio de presenciar um mar de nuvens brancas e o nascer do sol que é considerado um dos mais bonitos do mundo, deve ser feita uma caminhada de cerca de 3 horas e meia de subida por trilhas muitas vezes íngremes e escorregadias. Para isso, separamos algumas dicas para você aproveitar essa experiência da melhor forma:

  • É a sua primeira vez nessa aventura? Contrate um serviço de guia! Além de não precisar se preocupar em errar o caminho, você vai ter acesso a uma série de informações e curiosidades da região com quem conhece na palma da mão.
  • Lembre-se que, quanto maior a altitude, menos oxigênio disponível. Por isso, modere o passo e respeite o seu tempo.
  • O Pico da Bandeira é um dos pontos mais frios da região Sudeste. Como a temperatura do dia para a noite pode oscilar de 25ºC para abaixo de 0ºC, vá bem agasalhado. Por mais que você retire os casacos durante o dia na caminhada, lembre-se que assim que chegar ao pico você irá querer colocar toda a roupa de volta no corpo por causa da baixa temperatura.
  • Além do agasalho, leve também roupas secas e capa de chuva, porque é provável que você sue durante o dia e, como costuma garoar por lá, roupa molhada no frio não é uma combinação legal. Uma bota de couro com solado resistente também pode dar uma ajudada na caminhada.
  • Não esqueça, também, de levar uma lanterna potente. Por lá anoitece super cedo!
  • Dentro do parque não há restaurantes nem nada do gênero. Como a caminhada é longa, leve comida (chocolate e barras de cereais são boas pedidas) e garrafa d’água. Além da sua bebida, você também pode aproveitar a garrafa para tomar a água das fontes pelo caminho.
  • Todo cuidado é pouco! Leve papel higiênico, protetor solar (quanto mais perto do sol, pior a queimadura!), remédio para dor de cabeça (vai que o vento ataca sua sinusite?) e kit de primeiros socorros.
  • Lixo vai, lixo volta! Leve a sua própria sacolinha para isso. A natureza agradece!
Fonte: Sua Casa é o Mundo

Caso queira assistir o nascer do sol, sugerimos que saia de madrugada até no máximo 2h da manhã. Para isso, porém, é preciso realizar agendamento prévio para acampar no local. Sugerimos ainda que realize a subida pelo Espírito Santo e a descida por Minas Gerais. Desse modo, considerando que depois de alcançar o cume você vai estar cansado, você deixa o caminho mais tranquilo para a volta. E, assim, você ainda vai ter a experiência completa de apreciar as belezas dos dois lados.

Tendo a oportunidade, aproveite o dia seguinte para descansar pela região. Por lá, você vai encontrar rios e cachoeiras, além de comércios e estabelecimentos locais. Sugerimos que visite o sítio do café Ninho da Águia, por exemplo, que possui o produto que é considerado um dos melhores do mundo.

Não deixe de experimentar essa sensação única de liberdade e de ter o Brasil aos seus pés. Depois, conta pra gente sua experiência aqui nos comentários!

banner blog pico da bandeira 3

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta

blog origens Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *