Origens: sinônimo de alma local

Como falar de criação em uma empresa que gosta tanto de se expressar, de se comunicar com nosso público, de levantar e apoiar causas? É sempre uma experiência gigante sair de uma superfície ‘branca’ e começar um projeto do zero… Seja ele uma estampa de camiseta, uma arte para mídias sociais, uma adesivagem de loja, o grafismo de um aviamento, ou não menos importante, uma circular interna da empresa.

Há quase 3 anos, me foi dada a missão de continuar o trabalho que já era feito (e, claro, que dava muito resultado) por meio de nossa criação/arte, ressaltando a cultura Capixaba. Sendo assim, deveria criar projetos que apresentassem a sua essência, quer seja mostrando seus símbolos, costumes, gastronomia e, claro, inúmeros cartões postais que esse lindo estado nos oferece. Agora, o interessante: eu, paraibano nato, aprendi rapidamente a me cativar por toda essa história e, lógico, por esse lindo estado e acolhedor povo capixaba!

Pra mim, um dos grandes desafios (além de tentar sempre inovar, em cada projeto) tem sido pensar local, inclusive, com o seu sotaque, buscando interagir fielmente com nosso público… Ah isso é lindo! Fruto de muita pesquisa, referências, conversas com toda a equipe e sempre ‘bebendo’ da criatividade de muitos designers e artistas que me inspiram (sim, você já sabe, mas não custa relembrar: nada é inventado do nada, tudo é uma compilação de sua bagagem de referências, usada na hora certa, no projeto certo).

Feito todo esse processo, aí é só correr pro abraço e junto com toda a equipe – e muiiiito café e muiiiita música boa – transformar todas essas ideias em resultados, visando transmitir uma mensagem inesquecível, que faça sentido para todos. É mágico! (risos)

Aí você me fala… Eu curto muito essa área, mas não me acho 100% criativo… Como fazer? O que fazer? Me ajuuuude! 

Então, qual o segredo? Bem, eu não acredito que haja uma fórmula de sucesso para exercitar a tal criatividade; que exista uma escola pra isso. E pra falar a verdade, acho um saco essas propostas todas, que curso A ou curso B oferece. Acredito sim, que você precisa sempre fazer uma imersão em todo e qualquer projeto, para tentar entender cada virgula da história toda… Só assim, você vai conseguir extrair o melhor, o que as vezes não é tão óbvio e desenvolver o “inusitado” – o criativo!

Acho que é algo natural… Quando você é da área criativa (seja em qual ramo você esteja) TUDO se torna uma referência e TUDO você tenta associar ao seu dia-a-dia de trabalho: desde a forma da espuma de uma onda no mar, uma letra de música, ou a paleta de cores que, no nosso caso particular, a saborosa moqueca capixaba nos oferece! Essa é a escola: treinar sua mente pra isso, pra analisar tudo em sua volta. É grátis!

Aqui falo em nome do setor de Criação da Origens, mas como um intermediário… A Criação, como todos os setores da empresa, está interligada e 100% horizontalizada: todos se comunicam em tempo real; a equipe inteira da empresa é muito colaborativa e cada um é livre para sugerir, ajudar e porque não, também criar. É assim que funciona o nosso trabalho.

Na Origens, sempre falamos que somos uma marca que conta histórias, por meio de seus produtos… No setor de criação não é diferente: buscamos sempre contar histórias, por meio de nossas artes, de tudo que é visual na empresa, que passa por nossa equipe.

Saúde e vida longa!!!

Abraço pra quem for de abraço, beijo pra quem for de beijo!

Matéria escrita por: André Nominando – Gerente de Criação

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