Trabalha e Confia: a origem do nosso lema

Jerônimo Monteiro foi um cara extremamente importante para o nosso estado. Ele contribuiu para o nosso desenvolvimento econômico e político e, por isso, já foi homenageado por meio do nome de estradas, avenidas e municípios. Mas um feito que nem todo mundo tem conhecimento é que ele foi o responsável pela criação de algo que nós temos muito orgulho: a nossa bandeira.

Antes do seu governo, o Espírito Santo era representado pelas cores do iluminismo, mas seu uso não era oficializado. Em 1908, o então governador lançou o modelo utilizado até hoje que representa de maneira mais próxima a identidade da nossa região. Composta por três faixas horizontais, a bandeira possui as cores rosa, que simboliza a alegria do nosso povo; branco, que simboliza a paz; e azul, que simboliza a nossa harmonia e suavidade. Após a oficialização da bandeira, em 1947, a nossa padroeira Nossa Senhora da Penha recebeu as vestes azul e rosa no lugar do creme com detalhes em dourado utilizado até então.

banner blog trabalha e confia

Já o lema exposto no centro da bandeira, Trabalha e Confia, foi inspirado na doutrina de Santo Inácio de Loyola, fundador da ordem religiosa Companhia de Jesus, a quem se atribui a frase “Trabalha como se tudo dependesse de ti e confia como se tudo dependesse de Deus”. Que assim seja!

banner blog trabalha e confia 2

Mas você sabia que, mesmo carregando a forte ligação do capixaba com o símbolo e sua tradição, teve gente que se arriscou a tentar mudá-la? Em 1989, Paulo Fundão, Relações Públicas da extinta Companhia Ferro e Aço de Vitória foi o autor de um projeto que pedia a mudança da cor rosa para o vermelho. Isso porque, segundo ele, que por sinal foi quem desenhou o modelo original, depois de estudos percebeu-se que a bandeira não admitia cores secundárias. O governador da época, Max Mauro, consultou o Conselho Estadual de Cultura e parte da sociedade capixaba e todas as partes optaram por não apoiar o projeto, por enxergarem a bandeira atual como uma tradição do nosso povo. E nós, particularmente, assinamos embaixo.

Hoje, a bandeira tem um significado tão grande para nós que temos orgulho de levá-la estampada para o mundo inteiro. Bora valorizar a nossa cultura!

banner blog trabalha e confia 3

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Meta

blog origens Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *